Equinocio de primavera - 春分の日Shunbun no hi

21 de março é o dia do Equinócio da Primavera 春分の日 Shunbun no hi.Porém, no Japão os feriados aos domingos são transferidos para as segundas-feiras e por isso, dia 22 de março é feriado nacional no Japão neste ano.
A data pode variar, entre 17 e 24 de março, devido aos anos bissextos. Durante este período, os dias e as noites são substancialmente iguais.

O equinócio da primavera, como toda data especial no Japão, é uma festa tradicional de épocas antigas. Tem ligação religiosa e um ritual envolvendo espiritualidade, culto aos antepassados e um prato próprio para a data.

O nome Equinócio da Primavera, que poderia ser simplesmente primavera, deve-se ao fenômeno que acontece duas vezes ao ano, antes da primavera, em março, e por isso denominado Equinócio Vernal Day (春分の日 Shunbun no hi) e antes do outono, em setembro, o Dia do Equinócio Autumnal (秋分の日 Shuubun no hi).

Para muitos, Shunbun no hi é apenas um feriado.
Para outros, significa a mudança das estações, que marca o ponto médio de 7 dias durante o período do equinócio (O-Higan,お彼岸).
Os três primeiros dias são chamados de Higan no Iri (彼岸の入り),
o quarto dia Shunbun No Hi (春分の日) ou Higan no Chunichi (彼岸の中日), e os últimos três dias chamados de Higan No Ake (彼岸の明け).


A palavra Higan significa "outra margem", termo budista que, segundo a crença, existe um rio marcando a divisão da vida do mundo da salvação. Este rio é cheio de ilusão, paixão, dor e tristeza. Somente atravessando contra a correnteza para a outra margem recebe-se iluminação espiritual. Diz-se que, quando a noite e o dia são iguais, como ocorre no equinócio, o Buda aparece na terra para salvar almas perdidas e ajudá-los a fazer a travessia. Por isso, a prática da visita ao cemitério, em túmulos dos famíliares também faz parte do ritual.

Não se sabe exatamente a origem do Higan, mas foi bastante comemorada no Japão no século VIII. Em 806 dC, o Imperador emitiu uma portaria sobre a sua observância, e durante a Era Meiji (1868-1912 CE), o governo transformou o dia do equinócio em feriado nacional.


O ritual de oferecer comida e amor aos antepassados, é outro costume típico do Higan, oferecendo doces especialmente preparados para a data, o Botamochi ou Ohagi, tipos diferentes, mas consistem em uma bola de arroz, envolvida com uma pasta de feijão açucarada, para amigos e vizinhos.




Para comemorar o Equinócio da Primavera, expressa-se também a gratidão à natureza e à fixação aos seres vivos. Fazem tributo aos falecidos da família, com oração, queimando incenso, lavando as lápides e enfeitando com flores.






O intenso frio do inverno finalmente desaparece após o Shunbun no hi, uma vez que as flores de cerejeira, o símbolo mais popular da primavera, começam a aparecer.


As cerimónias religiosas são organizadas e dedicadas à memória dos mortos em todos os templos budistas. Nas casas, bolos de arroz coberta com pasta de feijão, chamado de "Ohagi" (ぼたもち) são colocados no "Butsudan (仏坛- Oratório ou Altar da família).


Eventos abertos à visitação pública, parques com cerejeiras em flor são a atração desta época. A florada das cerejeiras dura somente uma semana, isto se nenhuma chuva forte ocorrer neste período, antecipando a queda das flores.
O aquecimento global também tem contribuído na aceleração do florescimento das cerejeiras.


Fonte:http://vidasemvoltas.blogspot.com.br/2010/03/e-primavera-shunbun-no-hi.html

0 comentários:

MAIS POSTAGENS *--*