Kitsune 狐 Raposa



Kitsune significa "raposa", entretanto, a palavra kitsune é uma onomatopéia do "kitsu" que significa "o ganido da raposa", e acabou tornando-se o seu nome em tempos antigos. Hoje em dia, usa-se "kon-kon" ou "gon-gon" para designar a tradução para raposa, pois "kitsu" acabou no desuso por ser uma palava arcaica.
A lenda da Kitsune é muito popular na mitologia japonesa. É dito que no Japão, sua imagem representa inteligência, sabedoria, e de acordo com as lendas, são animais com poderes mágicos (místicos), sagrados ou amaldiçoados.
 

Existem diversas lendas relacionadas às Kitsunes. Não há uma certeza de onde surgiu a lenda, se na China, Coréia, Índia, Japão ou outros países da Ásia. No entanto, acredita-se que existam algumas lendas típicas do Japão, por este povo (antes de ser japonês) em tempos primitivos, andarem sempre em sua companhia. Fatos relatados e registrados em antigos livros.
 
Alguns registros afirmam que a partir do século IV d.C, a convivência das raposas com os humanos no arquipélago japonês, era corriqueiro, tal fato acabou por dar origens as suas lendas. Esse conflito sobre a origem das lendas da Kitsune, existe pelo fato de que a Cultura do Japão em sua maioria, provem de outros países da Ásia. É o que levam os historiadores, museólogos, geólogos, pesquisadores, entre outros estudiosos, conflitarem sua origem. Uns constroem suas teorias a favor, e outros contra. Entretanto, existem em museus, esqueletos (fósseis) de humanos encontrados no Japão, acompanhados por fósseis de raposas.

Algumas variações de Kitsune

 
  • Ama-terasu no Kitsune: Diz-se ser a Deusa do sol “Ama-terasu” que aparece na forma de uma raposa branca. Diz a lenda que se uma pessoa estiver passando por maus presságios e esta for devota da Deusa, Ama-terasu atende as suas orações quando estas são de coração. Ela desce de seu reino em forma de uma raposa para apartar todo mau que a pessoa estiver passando.
  • Bakemono-Kitsune: É uma Kitsune má e espectral (como um fantasma), muito parecido com Reiko, Kiko e Koryo.
  • Genko: Kitsune preta, normalmente é vista como um bom Omen (bom presságio).
  • Kiko: Espírito de uma Kitsune. Normalmente as kitsunes não são fantasmas, no entanto, elas podem aparecer como espíritos.
  • Kitsune: Termo geral para a palavra "Raposa", Kitsunes podem ser retratadas tanto como boas ou más em suas lendas.
  • Kitsune-bi: Kitsunes com o poder de invocar chamas através de sua boca e de sua cauda.
  • Kitsune-Tokoya: Kitsune peritas em pregar peças e disfarçar-se em humanos. Dizem que em uma pequena província no Japão, uma Kitsune se disfarçou em um homem barbeiro e deixava careca todos os clientes. Assim, todos os moradores da vila ficaram de cabeças raspadas. Por isso, o animal encantado acabou ganhando o apelido de kitsune-tokoya, ou seja, “raposa barbeira”.
  • Koryo: Kitsune Amaldiçoada.
  • Kuko: Kitsune do elemento ar. Kukos são Kitsunes muito más, consideradas do mesmo nível do Tengu.
  • Kyuubi no Kitsune: São as Kitsunes que alcançam os 1.000 anos de idade (nessa idade a cor da pelagem das Kitsunes muda para prateada ou dourada). Alcançam até 9 caudas e é quando ganham a habilidade de poder ver e ouvir tudo em qualquer lugar no mundo, alcançando assim, a sabedoria infinita (Onisciência).
  • Nogitsune: Kitsunes selvagens, normalmente é usada para diferenciar entre as boas e más Kitsunes. Assim eles usam o termo "Kitsune", para as boas Kitsunes, aquelas que seguem e são mensageiras do Deus Inari.  As que não o seguem, são chamadas de Nogitsunes. Nem todos os tipos de Nogitsunes são de natureza má, existem algumas que apenas gostam de pregar peças nos seres humanos, como a Kitsune-Tokoya.
  • Reiko: Fantasma de uma Kitsune. Não chega a ser uma Kitsune realmente má, mas algumas podem ser muito maliciosas.
  • Shakko: Kitsune vermelha, podem ser consideradas tanto como boas ou más, pois não têm o conhecimento do que é moral.
  • Tenko: Kitsune celestial. Não são consideradas tão más como a Tamamo-no-mae ou tão benevolentes e sábias como as mensageiras do Deus Inari.
  • Yako/Yakan: Termo geral para a palavra "Raposa" (Igual a Kitsune).
 
 
Existem muito mais tipos de Kitsunes e cada uma delas tem suas próprias lendas. A mais famosa é a Kyuubi no Kitsune. Diz-se que a cada 100 anos nasce uma nova cauda, e a cada calda adquirida, seus conhecimentos e poderes aumentam. Um desses poderes é o poder de transfigurar-se na forma humana. Algumas lendas contam que elas usam esses poderes para enganar as pessoas, outras dizem que são amigas e companheiras fiéis ou, até se tornam lindas e amorosas esposas.
O máximo de caudas que uma Kyuubi no Kitsune pode alcançar, são nove quando chega aos 1000 anos. Ao nascer da nona cauda, sua coloração muda para prateada ou dourada, a partir de então, elas passam a possuir sabedoria infinita e a capacidade de ouvir qualquer coisa – incluindo em alguns casos, os pensamentos de humanos - em qualquer canto do Mundo, tornando-se onisciente. Sendo assim, quanto mais cauda tiver, mais poderosa será a Kyuube no Kitsune.
Tem uma lenda que é considerada a mais popular e famosa a respeito da Kyuube no Kitsune. Trata-se de uma que é a mais maldosa de todas as Kyuube no Kitsune. Algumas dessa espécie não são simplesmente más, mas quando decidem ser, são capazes de transforma-se em verdadeiras assassinas em série.




 
Kyuube-no-Kitsune Tamamo-no-mae:
A mais maldosa de todas, sem dúvidas, foi a Tamamo-no-Mae, que ao longo de sua vida, conseguiu infiltrar-se nos tribunais imperial da Índia, China e Japão, e causar tantos danos e mortes que fora considerada uma Criminosa Internacional, procurada em todo o continente Asiático.
Essa criatura levou a destruição o rei da Índia, matando milhares de seus súditos antes de fugir para a China, onde foi responsável pela queda da dinastia Chou, para reaparecer mais tarde no Japão como uma cortesã do Imperador Konoe.
Sua sabedoria e beleza encantavam o povo japonês, a corte Imperial é até mesmo o Imperador. Era considerada a mulher mais bela e inteligente do Japão. O Imperador Konoe apaixonou-se por ela e logo depois foi acometido por uma doença inexplicável. Médicos, Monges e até filósofos tentaram em vão descobrir a causa da enfermidade de Konoe.
Quando o Imperador já dava sinais de que sua morte era certa, finalmente um astrólogo chamado Abe no Yasuchika descobriu que Tamamo-no-Mae era a causa da enfermidade. Yasuchika explicou que aquela linda moça era na verdade uma Kyuube no Kitsune disfarçada, e que tinha o intuito de usurpar o trono de Konoe.

Assim que descoberta, o boato espalhou-se e Tamamo-no-Mae fugiu para as planícies da Nasu. Depois de muitas buscas em vão, o Imperador mandou chamar Kazusa no Suke e Miura no Sube, que eram os guerreiros mais poderosos do Império na época. Os guerreiros foram diversas vezes ludibriados na caçada, até que um dia, Tamamo no Mae apareceu em sonho para Miura-no-suke e rogou para que ele poupasse sua vida, pois ela havia tido o mau presságio de que Miura a mataria no dia seguinte. Sem piedade, Miura recusou.
Na manhã seguinte, finalmente os guerreiros conseguiram encurralar Tamamo no Mae na planície de Nasu. Justamente Miura foi quem a matou com uma flechada. O corpo da Kitsune foi transformado em pedra e passou a ser chamado de Sessho-Seki “A pedra da matança”. Qualquer criatura viva que entrasse em contato com ela, morria imediatamente. Tamamo no mae tinha se transformado em Hoji, de tão poderoso que era o mal dessa raposa. Seu espírito assombrou a pedra por tempos, até que um dia o Sagrado Monge budista Genno, parou para descansar debaixo da pedra e foi assombrado por Hoji. Ele recitou as orações sagradas de Buda e conseguiu finalmente exorcizar a pedra Sesso-Seki.
Nos dias atuais, a província de Nasu tem como ponto turístico a planície onde dizem ser o local em que Tamamo no Mae morreu.




 
Ono e a Kitsune do Pântano:
Existe uma lenda de Kitsune, considerada uma das mais antigas estórias a seu respeito. Dizem ser uma lenda falsa! Mas qual lenda pode-se afirmar verdadeira? Um tanto esquisito, não acham?! Ainda mais por tratar-se de uma das lendas mais antigas sobre Kitsunes. Em fim, vamos a ela.
Ono, um habitante de Mino passou muito tempo pensado em achar uma mulher com a beleza que ele considerava ideal. Um dia, quando andava no pântano, encontrou uma linda mulher, logo se apaixonou e acabou casando-se com ela. Assim que nasceu seu filho, o homem resolveu criar um cachorrinho, que à medida que crescia ficava mais hostil com a esposa. Por diversas vezes ela implorava para  que o marido o mata-se, mas ele sempre recusava por gostar demais do animal. Um dia o cão a atacou com tanta ferocidade, que ela involuntariamente retornou a sua forma original de raposa e fugiu.
 
Enquanto a raposa corria desesperada, Ono gritou para ela: Você pode ser uma raposa, mas é a mãe de meu filho e eu te amo. Volte sempre que quiser, você será sempre bem vinda.
 
Assim toda noite ela voltava para os braços de Ono. A Kitsune retornava toda a noite como humana e de dia deixava a casa como raposa, ela foi apelidada de Kitsune que em japonês clássico, kitsu-ne significa “venha e durma ”e ki-tsune significa “venha sempre”.

 
Existem lendas dos mais variados tipos de Kitsune e quase todas englobam sempre sabedoria – diz-se o ditado “Esperto como uma raposa” – esse ditado, todos sabemos não tratar-se de uma lenda.
 
As Kitsunes geralmente são mais poderosas que os seres humanos e por isso tendem a agir com arrogância sempre que entram em contato com um. Sempre são dotadas com poderes incríveis, incluindo possessão, habilidade de cuspir fogo, aparecer em sonhos, criar ilusões e até mesmo dobrar o tempo e espaço ou enlouquecer e até matar pessoas.
 
Se repararem, elas sempre são batizadas com nomes femininos, por isso acredita-se que as Kitsunes são do sexo feminino.
 
As Kitsunes geralmente são invulneráveis aos ataques humanos, mas as de natureza má, podem ser derrotadas pelos TaijiyaExterminadores especializados em Youkai (Criaturas sobrenaturais) e os sagrados monges budistas que possuidores da benção divina de Buda, podem exterminar uma Kitsune má, apenas com uma simples oração.


Por Maria Rosa: Pesquisadora da Cultura Japonesa desde 1990
Informações de pesquisas:
• Arquivos de pesquisas "Cultura Japonesa Maria Rosa"
• Museu e Biblioteca Nacional de Tokyo
fonte: http://mundo-nipo.com/index.php?option=com_content&view=article&id=1432:kitsune-raposa&catid=138:mitos-e-lendas&Itemid=688

Um comentário:

MAIS POSTAGENS *--*