Daifuku

Como eu havia escrito antes na postagem sobre Wagashi, eu iria colocar uma receita sobre um doce desse tipo e achei esse de morando que parece ser uma delicia, espero que gostem.


O ichigo daifuku é um doce da confeitaria japonesa que está começando a ficar conhecido no Brasil. Originalmente, trata-se de um morango coberto com pasta doce de feijão (anko)  e envolto por mochi (massa de arroz glutinoso). No entanto, já provei uma versão com creme de baunilha (que não em agradou, principalmente por conta da textura muito molenga). Não demorou muito para alguém juntar o chocolate ao morango dessa receita. Fiz uma versão desse doce, que não exige um pilão ou máquina de sovar mochi, nem vai anko, que ainda não vi para comprar pronto e sei que é muito trabalhoso de se fazer em casa. Como o morango é fresco, recomendo comer no mesmo dia ou até o dia seguinte, para não perder o frescor. É gostoso gelado, embora a casca fique um pouco mais firme.
Massa:
200 gramas de farinha de arroz mochigome (glutinous rice powder ou shiratama mochi-ko)
150 gramas de açúcar
300 ml de água
Recheio:
400 gramas de chocolate em barra, picado
200 ml de creme de leite
Morangos limpos e enxutos
Primeiro, prepare o recheio: aqueça o creme de leite, adicione o chocolate e misture até derreter. Leve à geladeira para firmar.
Envolva os morangos (sem os cabinhos) com o chocolate. Leve novamente à geladeira, para firmar bem. Para não fazer muita sujeira-bagunça-meleca, coloquei uma porção de massa em um filme plástico e o morango no centro. Fui modelando com ajuda do plástico.
Misture a farinha de arroz ao açúcar, junte água aos poucos, misturando bem.
Leve ao microondas por cerca de 6 minutos, misturando a cada 1 minuto e meio. A massa deverá ser firme e sem gosto de arroz cru. Despeje em uma assadeira polvilhada com mais farinha de arroz mochigome ou polvilho. Isso vai evitar que ele grude na assadeira. Polvilhe com mais farinha, espere esfriar e divida em porções.
Abra cada porção com as palmas das mãos. Envolva o doce com essa massa.
PS: para um resultado melhor, use creme de leite com alto teor de gordura. Confira o rótulo, algumas marcas possuem 20, outras 30 % de gordura.
O daifuku da foto está verde porque adicionei matcha (chá verde em pó) à massa, diluído em um pouco de água. 
Rende cerca de 16 unidades


Aqui vai um video de como fazer o Daifuku, a apresentadora é japonesa mas tem legenda em inglês, mas o video é mais para dar uma ajuda visual.


Um comentário:

MAIS POSTAGENS *--*