Misso Sopa

Como eu escrevi na postagem sobre a "qual é sua comida japones favorita?" e que colocaria as receitas sobre os pratos descritos nesta pesquisa, pois ai esta o primeiro, Miso é super facil de fazer é só preparar e aproveitar!

O que é Miso?

Missô (味噌), também grafado miso, é um ingrediente tradicional da culinária japonesa feito a partir da fermentação de arroz, cevada e soja com sal. O resultado é uma pasta usada principalmente para fazer a sopa de missô ou missoshiro (味噌汁, Misoshiru), dissolvido em água quente, misturado com alguns vegetais e legumes.
O sabor, aroma, textura e aparência de qualquer tipo específico varia do tipo do missô assim como a região e época que o missô foi feito. Os ingredientes usados, temperatura e duração da fermentação, quantidade de sal, variedade do kōji e o recipiente de fermentação também contribuem. As mais comuns categorias de sabor do missô de soja são:
  • Shiromiso, "missô branco"
  • Akamiso, "missô vermelho"
  • Kuromiso, "missô preto"
  • Hatchomiso'"missô bege'"
Os missôs tipo branco e vermelho (shiromiso e akamiso) são os tipos básicos de missô disponíveis em todo o Japão e outras partes do mundo. Diferentes variedades são apreciadas em diferentes regiões. Por exemplo, na região oriental, de Kanto que inclui Tóquio, o shiromiso é mais popular, enquanto na região ocidental, de Kansai, região que engloba Osaka e Quioto, o hatchomiso escuro é preferido, e o akamiso é o preferido na área de Tohoku.

 Receita

Ingredientes:
miso de cevada ou outro
1 cebola
azeite q.b
molho de soja q.b
legumes a gosto
erva verde q.b
Preparação:
Corta as cebolas em lâminas e os legumes em pedaços bem pequenos. Ferve água para a sopa. Coloca no fundo do tacho o azeite e salteia primeiro a cebola em chama alta, depois junta os restantes legumes, junta uma gostas de molho de soja, e após alguns minutos acrescentar a água previamente fervida, calculando previamente a quantidade de sopa que vais querer servir. Deixa levantar fervura, e cozinha durante 5 minutos em lume brando. Retira um pouco do caldo e dissolve o miso juntando depois ao preparado, por cada prato de sopa junta 1 colher de sobremesa de miso.
Antes que comece a levantar fervura de novo, desliga o fogão. Serve com a erva fresca picada.
Sugestão: A esta sopa pode ser acrescentado arroz integral já cozido, ou outro cereal, cubos de tofu, tornando-a assim uma refeição completa, saudável e nutritiva.



Um comentário:

  1. Ah eu ADORO ! Mesmo,mesmo ! Obrigada pela receita,agora posso fazer em casa! hahaha :*

    ResponderExcluir

MAIS POSTAGENS *--*