Shogi

Até hoje os esportes que falei no blog foram basicamente Artes Marciais, porém há também o Go e Shogi (xadrez).


Muitos dirão, isso não é esporte, pode não ser físico, mas é um jogo estratégico também considerado esporte no Japão. A origem do Go é chinesa assim como muitos esportes, porém a do Shogi é indeterminada.


Muitos pensam que o Shogi é muito conhecido, que todos sabem como se joga, mas apesar do objetivo ser o msm (capturar o rei inimigo) o Shogi no Japão pode variar muito, o que não acontece no ocidente.


Uma demonstração do tabuleiro seria :




Além disso, há diferenças nas regras, há áreas promovidas (as três linhas no lado adversário) que se voce alcançar terá sua peça promovida, ou seja ela se movimentará normalmente mas terá movimentos de outra peça adicionados ex : Torre e/ou o Bispo promovidos se moveram normalmente mais o movimento de um rei. As demais peças ganham o posto de um general de ouro.


Além das peças que estamos acostumados tem a adição de dois generais de ouro e dois de prata, os de ouro movem uma casa em qualquer direção, menos nas diagonais para trás, e os de prata movem uma casa para frente na diagonal ou na vertical, ou uma casa para trás na diagonal.


Então basicamente o jogo é composto por um tabuleiro de 9 filas por 9 colunas. Cada jogador dispõe de 20 peças iguais às do outro jogador. Se diferenciam as peças de um jogador das do outro pela direção que apontam sobre o tabuleiro. É assim definido pois uma vez capturada uma peça do adversário pode-se utilizar junto às outras peças de quem capturou. Além disso algumas peças têm desenhos em ambas as partes para identificar quando uma peça foi promovida. As 20 peças são as seguintes:
1 rei
2 generais de ouro
2 generais de prata
2 cavalos
2 lanceiros
1 bispo
1 torre
9 peões

0 comentários:

MAIS POSTAGENS *--*