Hashi - de onde vem e como usar


A-Origem-do-Hashi

Os hashis começaram a ser usados no ano de 2.500 anos antes de Cristo. Conta-se que os primeiros foram utilizados como suporte para grelhar carnes sobre a brasa. Para não queimar as mãos e servir a carne, eram usadas as tiras de bambu. Lenda ou fato, o hábito sobrevive até os dias de hoje e se mostra uma das formas mais interessantes de manipulação dos alimentos.
Os hashis são mais higiênicos do que os garfos e colheres e podem ser produzidos com diversos materiais, desde bambu até prata e marfim. Parece que toda a cultura culinária oriental foi de certa forma desenvolvida para ser consumida por estes palitinhos.
Os alimentos são cortados em tamanhos que podem ser facilmente segurados, dispensando o uso da faca e do garfo.
Existem algumas regras de etiqueta para segurar os hashi. Uma delas é não ficar balançando os palitos no ar. Também não é de bom tom passar os alimentos de hashi para hashi de outra pessoa. Os palitinhos são delicados e como tal não devem jamais perfurar os alimentos.
Dizem os japoneses que os hashis não fazem parte da tradição de comer sushis e sashimis. Isso é um hábito ocidental. O correto é consumir utilizando-se das mãos.

Aprenda a usar o Hashi
hashi
Mas, afinal, qual é a forma correta de utilizar esses dois palitinhos carregados de simbolismo, regras e história?
Lição 1 – O hashi deve passar de baixo, entre o polegar e o indicador, e se apoiar no dedo anelar.
Lição 2 -  Com os dedos indicador, médio e polegar, segure o palitinho de cima, mais ou menos como se estivesse segurando uma caneta.
Lição 3 – Para abrir e fechar movimente o hashi de cima utilizando os dedos indicador e médio.
hashi1
Lição 4 – Nunca, em hipótese alguma, espete o hashi em uma refeição.  Além de feio, o ato tem um sentido religioso. Quando os japoneses oram e acendem incensos nos oratórios nipônicos (butsudan), eles espetam os hashis na vertical.
hashi2
Lição 2- Hashis devem ficar sempre juntos, paralelamente à mesa, portanto nada de deixá-los abertos, separados um do outro de cada lado do prato ou sobre as tigelas. Existem apoios para se colocar os palitinhos. Caso não haja no restaurante, improvise dobrando a embalagem dos hashis e colocando a ponta dos mesmos sobre ele.
hashi3
Lição 6 – Por mais saborosa que a comida esteja, é pecado mortal chupar ou lamber os hashis.  Nada molhar o hashi no shoyo para chupar o caldinho enquanto a comida não chega.
hashi4
Lição 7 – Equilibrar a comida entre os hashis requer treino e habilidade. Isso porque quando estiver à mesa, nunca se deve dobrar o corpo para levar o alimento à boca e sim movimentar delicadamente o braço e as mãos que seguram os hashis.
hashi5


(Evite gafes)

- nunca cruze o hashi;
- segure o hashi perto da parte final e não no meio ou no começo;
- nunca pegue a comida na posição vertical e sim pelas laterais;
- quando não estiver usando o hashi ou quando tiver terminado de comer, coloque-o na sua frente, com a ponta virada para esquerda.
- não espete o hashi na comida. É considerada uma gafe (shinda toki). É costume no Japão, espetar o hashi em um pote de arroz e conduzi-lo do velório ao cemitério.
- não passe comida do seu hashi diretamente para o hashi de outra pessoa. Apenas ossos da cremação em funerais são passados dessa maneira.
- é falta de educação escolher comida e apontar pessoas e objetos com o hashi
- não movimente pratos ou tigelas com o hashi.
- o correto é segurar o hashi com a mão direita e usar a esquerda para levantar as tigelas de arroz e de sopa para comer.
- quando houver pratos que serão degustados por todos, terá um talher ou hashi para cada prato, onde você irá utilizá-lo para se servir.
- garfo e faca são usados apenas para pratos ocidentais. Colheres às vezes são utilizadas em pratos japoneses que apresentam uma certa dificuldade de serem consumidos com o hashi, por exemplo, alguns donburi ou kare raisu. A colher chinesa de cerâmica ocasionalmente é usada para sopas.

Como se não bastasse, o uso do hashi ainda ajuda na digestão, por levar uma pequena quantidade de comida à boca, ao contrário das grandes garfadas e enormes colheradas. E para ajudar a galera iniciante, tem também o hashi com elástico.
hashi1 (1)


0 comentários:

MAIS POSTAGENS *--*