Tofu

Tofu (em japonês: 豆腐, tōfu) é um alimento produzido a partir da soja. Tem uma textura firme parecida com a do queijo, sabor delicado, cor branca cremosa e apresenta-se sob a forma de um cubo branco. É originário da China, mas muito comum também na alimentação japonesa e coreana. O processo de fabricação a partir do leite de soja, é muito similar ao do queijo fabricado a partir de leite, tendo também a mesma consistência. É por isso também conhecido por queijo de soja. Tem um sabor suave, e por isso é geralmente usado em receitas relativamente simples. Na culinária asiática o tofu é usado em todo o tipo de receitas, tanto doces como salgadas. Pode ser comido cru, frito, cozido em sopas ou em molhos, cozido a vapor, recheado com diferentes ingredientes, ou fermentado como pickles, etc. Nutricionalmente tem um conteúdo proteico muito rico e por isso é usado no Ocidente como substituto da carne por vegetarianos.
Os coagulantes mais utilizados são cloreto de magnésio e nigari. É possível também coagular a proteína de soja com limão ou vinagre, mas estes alteram o sabor do tofu, além de não serem tão eficazes. Outra possibilidade é o cloreto de cálcio.


Kit

Um kit para tofu é normalmente constituído por uma caixa rectangular com furos, de madeira, plástico ou metal, um pano de algodão e algumas doses de coagulante. Estes kits foram introduzidos no mercado para que utilizadores domésticos pudessem produzir tofu em casa, a partir do leite de soja, de uma forma rápida e econômica. As primeiras caixas eram fabricadas principalmente no Japão, em madeira de cipreste, que não deixa sabor no tofu. Mais recentemente, contudo, apareceram também caixas de metal e plástico, que são mais duradouras do que a madeira e fáceis de limpar. As de plástico são ainda significativamente mais baratas do que as de metal ou madeira.
Para se fazer tofu com o kit o processo é:
  • Aquecer o leite de soja (ou aproveitar o leite acabado de fazer numa máquina de leite de soja) e colocar o coagulante.
  • Ao fim de poucos minutos o coagulante faz separar a proteína da soja da água. Nessa altura coloca-se o pano de algodão (filtro) aberto sobre a caixa e despeja-se a mistura sobre o kit. A água sai pelos furos da caixa mas os coágulos de proteína ficam, dando origem ao tofu.

0 comentários:

MAIS POSTAGENS *--*