Dia da Fundação Nacional do Japão “Kenkoku kinen-no-hi”

O Japão celebra anualmente, no dia 11 de fevereiro, o Dia da Fundação Nacional (Kenkoku kinen-no-hi 建国記念の日 ou Kenkoku kinen-bi 建国記念日), quando se comemora a fundação do país e a adesão do primeiro imperador japonês.
Feriado nacional, o dia promove a reflexão da cidadania japonesa, o patriotismo, a democracia e o desenvolvimento, além de homenagens a família imperial.

O dia também é marcado com muitas celebrações e festividades que ocorrem em todo o país. (Foto: Nick De Wolf)
O dia também é marcado com muitas celebrações e festividades que ocorrem em todo o país. (Foto: Nick De Wolf)

De acordo com registros do antigo livro Nihonshoki (Crônicas do Japão), compilado no século VIII, o primeiro imperador do Japão,  Jimmu, assumiu o império em um dia de ano novo, em 660 a.C, com base no calendário chinês, por isso diz-se que Dia da Fundação Nacional se originou do “Dia de Ano Novo”.
Até janeiro de 1873 o Dia da Fundação Nacional não foi considerado feriado oficial. Mas a partir daquele ano até 1948 foi denominado Kigensetsu ou “Empire Day” (Dia da Independência), sendo abolido em função de uma nova lei em 1948. Somente em 1966, após o fim da II Guerra Mundial, o dia recebeu o nome de Kenkoku kinen-no-hi, Dia Nacional da Fundação do Japão.
Segundo o Nihonshoki, Kamuyamato Iwarehiko, que após torna-se Imperador assumiu o nome de  Jimmu Tenno (神武), era descendente direto da deusa xintoísta Amaterasu (Deusa do Sol).

O Dia da Fundação Nacional comemora a fundação do Japão e a adesão do primeiro imperador japonês, Jimmu, em 660 a.C.  (Imagem: Picture Photo)
O Dia da Fundação Nacional comemora a fundação do Japão e a adesão do primeiro imperador japonês. (Imagem: Picture Photo)

O livro relata que Jinmu cresceu na província de Miyazaki, governou a região de Kyushu e quando atingiu os quarenta anos de idade, dirigiu-se para o Porto Mimitsu, no centro do Japão. Apesar das dificuldades, chegou à Yamato, atualmente Nara, onde construiu o primeiro palácio imperial e subiu ao trono, tornando-se o primeiro imperador do Japão.
A Casa Imperial do Japão se baseia nos descendentes diretos de Jimmu, cuja existência não é confirmada por historiadores.
Entretanto, os japoneses sentem orgulho da família Imperial, e tradicionalmente prestam homenagem aos descendentes do Imperador Jinmu no Dia da Fundação do Japão.
O dia também é marcado com muitas celebrações e festividades que ocorrem em todo o país.

By: Mundo-Nipo

2 comentários:

  1. Bem interessante, ótima notícia .

    ResponderExcluir
  2. Interessante! Não consigo visualizar algo seque parecido com isso acontecendo aqui no Brasil, infelizmente aqui ninguém mais acredita no governo corrupto e a falta de respeito impera de um modo geral..

    ResponderExcluir

MAIS POSTAGENS *--*