Hinamatsuri - O dia das meninas

Hinamatsuri, Festival Japonês de Bonecas, acontece no terceiro dia de Março e é um dia para orar pelo crescimento e felicidade das garotas. Ele também é chamado de Momo no Sekku, Festival do Pêssego, pois a estação do desabrochar das flores do pêssego cai nesta época segundo o calendário lunar. Dia 5 de Maio é o "Kodomo no hi", Dia das Crianças, e este é chamado de "Festival dos Garotos". Enquanto o dia das crianças é um festival nacional, o Hinamatsuri não é.

Fonte da Imagem e créditos vão para Cedarseed 

Durante o festival muitas famílias expõem bonecas feitas especialmente para o festival, as "hina-ningyo" e dedicam flores de pêssego a elas. Elas geralmente são arrumadas em estandes com 5 a 7 degraus com um tapete vermelho. No topo ficam o Imperador e a Imperatriz. No próximo degrau fica três senhoritas da corte (sanni-kanjo), seguidas por 5 músicos (gonin-bayashi), dois ministros (udaijin e sdaijin) e 3 servos.
Há também pequenas pessas de mobília, pequenos pratos de refeição e outras coisas mais.


As bonecas vestem roupas antigas da corte do período Heian (794-1185). A roupa da Imperatriz é chamada de "juuni-hitoe" (traje cerimonial de 20 camadas). Mesmo hoje o juuni-hitoe é vestido nas cerimônias de casamento da família real. Enquanto traja ele o cabelo é reunido no pescoço para ficar abaixo das costas (seberakashi) e um leque feito de cipreste japonês (um tipo de madeira) é segurado nas mãos.

Um conjunto tradicional de bonecas pode ser bem caro. Há vários tipos de conjuntos e alguns completos custam mais de um milhão de yen. A menos que haja um passado de geração em geração na família, os avós e pais compram ele para o primeiro Hinamatsuri de uma garota. De qualquer forma, como muitos japoneses vivem em pequenas casas, versões com apenas o casal real são bem comuns hoje em dia. Há uma superstição que diz que se a pessoa não guardar o "hina-ningyo" logo após o dia 3 de Março, a filha tardará a se casar.

Há alguns pratos especiais para o festiva. Hishimochis, por exemplo, são bolinhos de arros em forma de diamantes. Eles são coloridos em vermelho, rosa, branco e verde. O vermelho (ou rosa) é para afastar os maus espíritos, o branco para a pureza e o verde para a saúde. Além dele, Chirashi-zushi, sakura-mochi (bolinhos de arros preenchidos por pasta de feijão com uma folha de cerejeira em cima - lembram do Mochi em Monster Rancher?), hina-arare (cubos de bolo de arros) e shirozake (um bolo branco doce) também são frequentemente servidos.

A origem do Hinamatsuri é uma prática muito antiga chinesa na qual o pecado do corpo e a má-sorte são transferidas a uma boneca e então removidas através do abandono da boneca em um rio. Um costume chamado hina-okuri ou nagashi-bina, no qual a pessoa faz bonecas de papel e larga para flutuarem em rios após o dia 3 de Março ainda existe em muitas regiões da China.

Segue uma canção do festival Hinamatsuri chamada Ureshii Hinamatsuri (Feliz Hinamatsuri):

Akari o tsukemashou bonbori ni
Ohana o agemashou momo no hana
Go nin Bayashi no fue taiko
Kyo wa tanoshii Hinamatsuri

[Vamos acender as lanternas
Vamos arrumar flores de pêssego
Cinco músicos da corte estão tocando flauta e tambores
Hoje é um feliz Festival das Bonecas]


Entre os dois bonecos de senhores há mais um fato histórico: O boneco da direita é representado sempre como sendo mais jovem que o boneco da esquerda. O boneco da esquerda é considerado superior na antiga corte japonesa, sendo assim um ancião conhecido pela sua sabedoria frequentemente era escolhido para esta posição. É por isto que um boneco sadajin tem uma longa barba branca e parece mais velho que um udaijin.

No altar também podem ser colocadas duas miniaturas de árvores: A "Ukon no Tachibana", uma laranjeira, ficando sempre à direita na corte japonesa. E uma "Sakon no Sakura", uma árvore de cerejeira, ficando à esquerda na antiga corte japonesa, mas que muitas vezes é substituída por uma pessegueira, posto que é a época do festival do pêssego.

Fonte da Matéria: japanese.about.com
Japan Cult Pop br

0 comentários:

MAIS POSTAGENS *--*